O comércio eletrônico vem ganhando força em todo o mundo e o Mercado Livre é uma forma democrática de qualquer pessoa vender e comprar de tudo – de tudo mesmo!

O Mercado Livre, site de comércio eletrônico, permite que os usuários comprem e vendam qualquer produto - novo ou usado - via Internet. É um canal para que os compradores em busca de determinado produto ou serviço possam achar seus vendedores mais facilmente, aproveitando os benefícios das ferramentas de buscas e divulgação da web.

Nem só de eletrônicos e produtos comprados na China vive o Mercado Livre. Em todo lugar do Brasil, pode existir pessoas interessadas em comprar itens que só vendem em sua cidade ou que aí são mais baratos. Vender produtos artesanais e regionais pode ser uma fonte de renda com margens bastante interessantes. Só para se ter uma ideia, um par de havaianas na Europa custa em média 30 euros, quase 90 reais!

Como funciona?

Antes de vender no Mercado Livre você deverá escolher o que vai vender e por qual preço, pesquisando se existem condições melhores em outros vendedores e definindo uma oferta mais interessante para aumentar a sua competitividade.

DICAS IMPORTANTES PARA FAZER SEU ANÚNCIO:

Utilizando o menu de navegação clique em Vender. Em seguida você deverá completar quatro passos muito simples e rápidos para anunciar seu produto:

1) Selecione a categoria: Clique em Navegar e acesse as categorias até encontrar a que melhor se ajuste às características de seu produto. Antes de anunciar seu produto verifique se o mesmo não tem a comercialização proibida.

2) Descreva seu produto: Inclua todas as informações que você julga importante sobre seu produto. Quanto mais detalhes colocar, maiores serão suas possibilidades de venda. Além disso, você poderá dar uma apresentação original ao seu produto selecionando desenhos , incluindo fotos e links com informações úteis sobre suas atividades no MercadoLivre e sua forma de negociar.

3) Destaque seu produto: Selecione as Opções de Destaque que preferir para promover seu produto. Para anunciar um produto sem Opções de Destaque, você deverá selecionar a opção Sem Opções de Destaque.

4) Revise e confirme: Leia atentamente todas as informações sobre seu produto e, se desejar, faça alterações clicando no botão Modificar. Após confirmar seu anúncio.

Descreva em detalhe as características do seu produto

Ao preparar a descrição do seu produto para venda, coloque-se no lugar do comprador. Imagine coisas que o fariam se interessar pelo produto.

Uma boa descrição é concisa, bem organizada e fácil de ler. Se a descrição é muito grande o usuário não terminará de ler e não chegará até a seção de perguntas, assim não lerá as perguntas que outros usuários fizeram e tampouco lerá suas respostas.

Não esqueça de incluir toda informação relevante sobre o produto, como estado, tamanho, modelo, marca, etc.

É muito importante que a publicação seja ilustrada com fotos, porém tente não usar fotos que não sejam do próprio produto.

Não utilize muitas cores nem tipografias diferentes, pois isso desvia a atenção do comprador

Inclua referências verdadeiras sobre os preços de envio: para a mesma cidade, estado e país.

Se oferecer desconto sobre o preço de mercado, destaque essa informação.

Especifique se é dada alguma garantia.

Amplie sua descrição de acordo com as perguntas feitas pelos compradores.

Se você oferece envio imediato NÃO DEIXE DE MENCIONAR. Muitas vezes o comprador necessita de envio imediato, no mesmo dia.

Inclua links de suas qualificações, seu e-Shop e seus produtos a venda.

Para modificar descrições atuais.

Se seu produto não tiver recebido nenhuma oferta você poderá modificar todas as informações (preço, duração, foto) e a descrição. Se o produto tiver ofertas você somente poderá adicionar informações na descrição.

Coloque uma foto em seu produto

Lembre que a(s) foto(s) devem aparecer de forma clara. Se seu produto é novo você pode copiar a imagem no site do fabricante, ou fazer uma busca nos sites de busca de imagem, como Google e Yahoo. Haverão fotos que podem estar protegidas por direito de autor, por isso procure as que tenham livre utilização. Se o produto é usado ou de produção própria não inclua fotos que não sejam dele mesmo.

Utilize os serviços do Mercado Pago

Mercado Pago é a forma mais rápida, fácil e segura de negociar seus produtos no MercadoLivre.

10% de todas as minhas vendas foram através do mercado pago.

Muitos clientes tem crédito no Mercado Livre é querem usar através do Mercado Pago

Os compradores podem pagar os produtos logo após efetuar o lance no site.

Oferece diversas formas de pagamento fáceis, seguras e convenientes para os compradores e sem nenhum custo adicional (boleto, transferência on-line e cartão de crédito).

O produto é entregue com a garantida do pagamento.

Você tem segurança nas negociações, principalmente naquelas realizadas a distância.

É a melhor opção para negociações de valores elevados.

Você tem tranqüilidade para negociar com usuários novos.

Os dados pessoais do comprador e do vendedor ficam em sigilo.

Atenda bem os seus clientes

No Mercado Livre você tem a possibilidade de desenvolver uma carteira de clientes. Por isso é muito importante que você ofereça um excelente serviço. Lembre que clientes satisfeitos são sinônimos de boas vendas futuras.

Cada interessado é uma oportunidade de venda futura, por isso responda com cordialidade todas as perguntas.

Recomendamos que você tenha um texto padrão para responder seus contatos após a venda, e faça um controle de qual e-mail enviou para cada comprador.

Não deixe de qualificar sempre seus compradores e peça que eles também o qualifiquem.

É muito importante saber que nada decepciona mais um comprador do que não receber a mercadoria no prazo previsto.

Bons títulos conseguem boas vendas

As maiorias dos compradores usam o Buscador para encontrar os produtos desejados. Por isso você deve colocar no título do produto palavras que ajudem o comprador a encontrar seu produto.

Lembre: Antes de colocar o produto a venda, navegue na categoria aonde irá cadastrá-lo e observe outros produtos similares a ele

Cada um dos 60 caracteres disponíveis determinará o êxito de sua publicação. Use todos!

Evite usar sinais de pontuação, pois eles não agregam nada a descrição e você perde caracteres.

Se sua oferta inclui algo que as outras similares não possuem, ressalte isso no título.

Faça a revisão do texto para evitar que erros na escrita, e deixe espaços entre as palavras.

Não esqueça de colocar a marca, modelo e se o produto é novo ou usado.

Tente incluir o nome da categoria no título.

Se o custo de envio está incluso, informe no título.

Conselhos para concretizar a negociação

Nossa experiência comprova que a maioria das negociações são concretizadas de forma satisfatória para ambas as partes. Uma boa comunicação com os compradores, clareza e informações detalhadas nas descrições dos produtos, são ferramentas essenciais para melhorar o nível de negociações concretizadas com êxito. Se você encontra inconvenientes para concretizar a negociação com sua contraparte, recomendamos que siga estes conselhos:

Antes da venda:

Na medida do possível ofereça mais de uma forma de envio e mais de uma forma de pagamento.

Ao anunciar seus produtos , é recomendável selecionar Mercado Pago como forma de pagamento, a forma mais rápida, fácil e segura de comprar seus produtos no Mercado Livre.

Informe claramente as condições de compra, pagamento e envio em seus anúncios.

Inclua fotos em seus anúncios que sejam do produto e não de um produto parecido para evitar confusões.

Inclua detalhes nas descrições de seus anúncios para evitar que seus possíveis compradores tenham uma idéia inadequada do mesmo.

Responda a todas as perguntas de seus possíveis compradores antes que eles ofertem. Seja claro e preciso em sua forma de responder, prevendo e oferecendo informações para as próximas dúvidas que possam surgir a partir da sua resposta.

Depois da venda:

Contate seu comprador somente após receber o e-mail com seus dados.

Utilize todos os meios que estão a seu alcance para comunicar-se com ele. Se ele não responder aos seus e-mails, não tenha dúvidas em utilizar o telefone.

Leve em conta que sua contraparte pode ter algum inconveniente de comunicação.

Se ele tarda em responder seus e-mails, envie-lhe mensagens amáveis para recorda-lo.

No Mercado Livre todas as ofertas são firmes. Lembre seu comprador que sua oferta gerou um compromisso de sua parte segundo os Termos e Condições do site.

Aguarde alguns dias antes de dar como não concretizada a venda.

Escolha a categoria adequada para seu produto

Muitos usuários navegam em muitas categorias para finalmente localizarem o que buscam.

Quando você cadastra um produto é muito importante que ele esteja na categoria correta, para que os potenciais compradores encontrem-no com facilidade.

Navegue pelas categorias, assim irá conhecê-las melhor e encontrará a mais adequada para o seu produto;

Se coloque no lugar de um comprador e imagine em qual categoria ele iria fazer a busca para encontrar o produto;

Evite cadastrar seu produto na categoria errada, pois poderá diminuir as visitas e ofertas.

Importante: Os produtos que não forem anunciados na categoria correta serão cancelados e será registrada uma infração no histórico do vendedor. Se a infração se repetir, o cadastro poderá ser inabilitado da comunidade.

Escolha a modalidade de venda mais apropriada

A modalidade Negociação Normal é muito útil quando o vendedor não tem noção sobre quanto seria o preço final da venda, por exemplo nos casos de produtos usados ou de características única. Além disso é uma boa alternativa para obter bons preços em produtos com pouca quantidade.

A modalidade Preço de Reserva permite que o vendedor estipule o valor mínimo para a venda, porém essa modalidade gera um pouco de incerteza aos compradores.

Se você sabe por quanto quer vender seu produto então escolha a modalidade Preço Fixo. Esta modalidade é ideal para produtos novos e em grande quantidade.

Lembre que os compradores preferem vendedores com alta rotação de produtos.



Após se cadastrar e publicar seu anúncio, as vendas acontecerão naturalmente.

É importante prezar por uma boa reputação, pois uma qualificação negativa irá arruinar as suas vendas futuras.

Conselhos para ter sucesso em suas vendas e obter uma boa reputação:

Ofereça variedade

• Venda produtos variados e com diferentes valores.

• Anuncie acessórios relacionados aos seus principais produtos.

• Venda pacotes de produtos formados por: produtos principais + acessórios.

• Certifique-se que você sempre tem estoque disponível.

Faça bons anúncios

• Descreva o seu produto, destacando as características e os principais benefícios.

• Anuncie vídeos ou fotos que mostrem bem os detalhes. Como conseguir uma foto atrativa do seu produto.

• Dê mais exposição para os seus anúncios.

• Informe aos seus compradores os benefícios de pagar com o MercadoPago.

• Use o MercadoAds para promover o seu anúncio.

Entrega

• Ofereça frete grátis para uma determinada região ou, se possível, para todo o país.

• Envie o produto em uma embalagem segura e apresentável.

• Entregue o comprovante de compra e a garantia do produto.

• Informe ao comprador o código de envio para que ele acompanhe a entrega.

Se destaque entre os melhores

• Alcance o status de MercadoLíder.

• Seja gentil com os seus compradores.

• Responda a tempo todas as perguntas que receber.

• Qualifique todas as suas negociações.

• Auxilie os novos compradores em suas primeiras experiências no site.

• Demonstre que é confiável e responsável, mesmo após ter concretizado a venda.

• Configure os seus próprios e-mails automáticos para contatar os seus compradores quando quiser (disponível para os vendedores com mais de 20 pontos).

Evite vendas que possam prejudicá-lo

• Não aceite ofertas que contradizem com a sua descrição.

• Exclua as perguntas que sejam ofensivas a partir de Meu Cadastro > Perguntas Pendentes.

Escolha um bom provedor

• Peça referências sobre os provedores e os conheça antes de contratá-los.

• Negocie para conseguir melhores preços.

• Revise a qualidade dos produtos para entregá-los sempre em boas condições.

Eduque os novos compradores

• Reforce as suas mensagens para que o comprador não tenha dúvidas.

• Evite as qualificações negativas: lembre os seus compradores dos passos que necessitam realizar.

• Aproveite todos os espaços de comunicação para melhorar a experiência do comprador.

Quanto posso ganhar?

A margem de lucro e a popularidade do item ofertado são as chaves da sua receita. Isso significa que se você vender um item muito popular com uma margem baixa, terá que vender muito para obter bons lucros, mas se for um item mais raro entre os vendedores, você pode vender a dois ou três vezes o preço que pagou e obter um ótimo rendimento.

No Mercado Livre você tem várias opções para receber os pagamentos pelos seus produtos. A forma mais fácil é a de aceitar o depósito bancário diretamente em sua conta, mas nem todo mundo confia em compras assim (já que o comprador pode não receber após o envio, ou o vendedor pode enviar outro produto após o pagamento). Você pode optar por utilizar o Mercado Pago para manter a garantia de que o processo será todo finalizado corretamente.

AGREGADORES:

Popular Posts