• 02:51
  • Jonas Prince
Para enfrentar a actual crise, e mais precisamente para enfrentar a crise de investimento que afecta as empresas ‘start-ups’, e as pequenas e médias empresas, uma nova forma de recolher fundos surgiu, apoiada pelo poder da Internet: o chamado ‘crowdfunding’. ‘Start-ups’ e as pequenas e médias empresas que procuram investidores têm de bater às portas de redes de ‘Business Angels’ ou a empresas de Capital de Risco. Mas o processo de selecção utilizado é difícil, demorado, e apenas poucas empresas são financiadas.
 
O ‘crowdfunding’  permite que os empreendedores sejam financiados directamente pedindo às pessoas para investir nas suas empresas.

Fonte: http://www.forbes.com/sites/85broads/2012/03/09/why-crowdfund-investing-is-the-path-to-economic-recovery/

Esta forma de democratizar o processo de captação de recursos de investimento para as empresas privadas, permite que todas as pessoas, mesmo as pessoas com baixos rendimentos, possam investir. Claro que ‘Business Angels’ e capitais de risco também são convidados a investir. Outro grande benefício para os empresários e as empresas é que muitos tipos diferentes de projectos podem ter acesso ao capital. Mesmo projectos fase inicial, ou mesmo apenas ideias, podem ter a oportunidade de ser financiados.
Como funciona o ‘crowdfunding’? Em teoria, é muito simples. Você tem um projecto para financiar, você apresenta o seu projecto num site de ‘crowdfunding’ , e promove-o para os potenciais investidores, pedindo-lhes para investirem dinheiro! Se pessoas gostarem do seu projecto, vão falar sobre ele na sua rede de contactos, e em seguida, um processo de financiamento viral poderá eventualmente começar.
Doações, empréstimos, royalties podem ser usadas por empresários num estágio muito precoce do seu projecto, antes de terem um produto tangível (bem ou serviço) para venda, mesmo antes da criação legal da empresa. Vendas de acções é uma novidade. De facto, podemos facilmente comprar (ou vender) acções de empresas públicas na Internet, mas agora, podemos fazê-lo também com empresas privadas não cotadas em bolsa.
Para garantir o negócio financeiro, e para limitar o risco de fracasso do projecto, os empresários e os investidores poderão trabalhar com empresas intermediárias especializadas em gerir processos de financiamento público.
Estas empresas analisam o projecto a ser financiado, o plano de negócios, o mercado alvo, os produtos, os concorrentes, as competências e experiência de gestão da equipa, as patentes, e outras informações relevantes sobre o projecto. Em seguida, eles fornecem relatórios periódicos da actividade da empresa financiada, e asseguram o pagamento pela Internet.
Agora, você tem novas formas para financiar o seu projecto. No que concerne a empresas privadas, se você é o CEO de uma ‘start-up’, um empreendedor de pequeno ou médio porte, e se precisa de capital para financiar um projecto emocionante, por que não pedir aos seus futuros clientes e utilizadores que se comprometam com você e com a sua aventura de empreendedorismo, como parceiros? Se o seu marketing operacional é capaz de vender os seus produtos, também será capaz de vender as suas acções.
A venda de acções pelo ‘crowdfunding’ pode ser muito poderosa para transformar os seus potenciais clientes, em clientes efectivos. Se eu comprar as suas acções, porque eu gostei do seu projecto, eu gostaria de comprar o seu produto futuro, e vou convencer a minha rede a fazer o mesmo! Por quê? Se as pessoas compram o seu produto, o prémio das minhas acções vai aumentar! Simples!
Você vai fixar a percentagem do capital social que vai abrir para o mercado, e vai também fixar o preço de cada acção. Isto é uma vantagem muito importante em relação à captação de recursos através de ‘Business Angels’ ou capitais de risco, que vão certamente negociar uma percentagem elevada antes de entrarem no seu negócio. Pelo financiamento público, você torna-se no mestre do seu próprio negócio!
Em seguida fica o video de apresentação da plataforma de crowdfunding’ portuguesa Massivemov:
 

 


Exemplos de outras plataformas de crowdfunding’ , de vários países:

http://www.kickstarter.com/

http://www.indiegogo.com/

http://www.rockethub.com/

http://www.financeutile.com/

http://www.eppela.com/

http://catarse.me/pt

http://www.fandyu.com/

http://demohour.com/

http://offbeatr.com/

...

No link apresentado em seguida podem encontrar uma lista massiva de plataformas de crowdfunding’ :


http://fr.slideshare.net/myofibre/listof-crowdfundingwebsitesandmuchmore 


AGREGADORES:

Popular Posts