Cada vez mais o chamado marketing de
conteúdo desempenha um papel
vital na melhoria da marca, juntamente com a geração de leads. É muito
importante que tenhamos uma abordagem
bem formatada e planejada para
o marketing de conteúdo. Com a crescente
inovação em tecnologia, o marketing de conteúdo se tornou mais sofisticado.
E quando se trata de promover o conteúdo
ou torná-lo ainda mais influente,
o YouTube é uma das melhores opções para
fazer isso.
Como todos nós sabemos depois do Google, o YouTube é o segundo maior motor
de busca do mundo, portanto, se você
está planejando lançar um vídeo
no YouTube você deve ter um plano adequado para promovê-lo.
É fácil definir uma meta para um milhão de
vistantes, mas é mais difícil de realizar tal objetivo.
De acordo com as estatísticas, no
YouTube cerca de 60 horas de
vídeos são enviados a cada segundo
e isso, sem dúvida, mostra que muitos vídeos enviados não
são de boa qualidade ou são incapazes de chegar ao topo da lista dos vídeos
mais vistos no Youtube.
Portanto, a fim de tirar o máximo proveito de
seus vídeos no YouTube, aqui
estão as dicas que você deve seguir a fim de otimizar seus vídeos no YouTube e
gerar um tráfego saudável para o seu negócio.
1. Análise de palavras-chave
Antes de começar, é importante que
você realize uma análise de palavras-chave adequadas para o seu vídeo. As
palavras-chave desempenham um papel importante no YouTube e uma variedade
correta de palavras-chave pode ajudar o seu vídeo a classificar-se melhor. A
fim de obter mais ajuda na análise de palavra-chave que você pode simplesmente
usar a ferramenta de análise de palavras-chave do YouTube ou do Google, ambas
grátis.
2. Meta Data
Os chamados meta-dados são muito
importantes, porque transmitem o significado do vídeo, tanto para os motores de
busca, bem como para os usuários.
Aqui estão algumas dicas para
otimizar os meta-dados para o seu vídeo do YouTube.
1. Title Tags – Certifique-se de colocar as palavras-chave
mais significativas / frases-chave em seu título tag. Recomenda-se sempre
manter a tag do título em +/- 56 caracteres porque tags de títulos mais longos
podem ser cortadas pelos motores de busca.
2. Descrição – Aqui você pode ter, pelo menos, 2-3 linhas
explicando os detalhes sobre o seu vídeo. Certifique-se de usar as
palavras-chave importantes no seu conteúdo. Você também pode
usar um hiperlink na descrição. A colocação de um hyperlink no início é importante porque o YouTube pode
não mostrar o seu conteúdo inteiro.
3. Tagging – Uma vez que seu vídeo está pronto e carregado
no YouTube certifique-se de ter marcado corretamente com palavras-chave como
forma dele ser distribuído corretamente entre os usuários certos. Certifique-se
de usar as palavras-chave amplas e genéricas para que o vídeo receba a
exposição máxima.
3. Optimização de Thumbnails (imagens em
miniatura)
Tecnicamente as imagens em miniatura
devem ser de alta resolução com as dimensões mínimas (640px / 360px) com um
rácio mínimo de aspecto de 16: 9. Os formatos de imagem enviados podem ser jpg,
.gif, .bmp ou.PNG. Certifique-se de que as miniaturas são geradas corretamente porque
elas são destacadas pelo YouTube em diferentes seções da página, tais como
relógio de página, seção lateral da página YouTube e serão aquilo que os
usuários irão ver primeiro.
4. Anotações
As anotações são a parte de texto sobre os vídeos do YouTube que são clicáveis. Certifique-se de usar as anotações certas no lugar certo,
pois aumenta o engajamento sobre os vídeos.
Também ajuda a melhorar a CTR
para os vídeos.
5. Categoria
Selecione uma categoria
apropriada para o seu vídeo. A categoria que você selecionar para o seu vídeo
deve ser relevante e deve ser uma das categorias mencionadas no YouTube.
6. Optimização do seu Canal
Os canais ajudam no aumento da exposição do seu vídeo. Portanto
certifique-se de ter otimizado corretamente o seu canal do YouTube para que seus vídeos possam ser facilmente encontrados em resultados de
pesquisa.
Aqui estão algumas dicas para otimizar seus canais do YouTube
1. Nome do Canal – Aparece nas diferentes seções da pesquisa,
portanto, certifique-se de selecionar o nome do canal direito. O melhor é
ser curto, simples e facilmente reconhecível. Certifique-se que você usa uma palavra-chave importante no nome juntamente com o seu nome de marca.
2. Descrição do Canal – A fim de otimizar a descrição do canal certifique-se de usar as palavras corretas nas primeiras linhas da descrição porque as primeiras linhas da descrição aparecem com frequência nas
buscas.
7. Atualize os seus perfis sociais
Depois de ter criado o seu perfil no YouTube juntamente com o canal certifique-se de atualizar corretamente os urls de mídia social em seus perfis e canais. Um dos principais benefícios do uso
desses é que eles vão ajudá-lo a conectar-se a todos o seu público.
8. Construa Comunidades
Depois de ter otimizado seu canal do
YouTube é muito importante que você se concentre na construção da sua
Comunidade YouTube. Essa comunidade pode ser construída adicionando as pessoas.
Você pode acompanhar as entidades populares em seu nicho. Você também pode
iniciar campanhas de e-mail, enviando e-mails para seus amigos e também para
seus potenciais clientes.
9. Definições do canal
As definições do canal são muito
importantes, a fim de fazer seus vídeos populares. O seu canal é como a página inicial de seus vídeos. Ele pode ajudar a aumentar a
popularidade dos seus vídeos. Você pode facilmente torná-lo mais interativo com a ajuda de gráficos e web design. Você também pode
adicionar a navegação. Certifique-se de que você tem criado um canal bem otimizado para que ele possa ser visto por diferentes clientes
10. Configurações do perfil
A fim de otimizar o perfil do YouTube,
certifique-se de que você tem o URL para o seu canal no YouTube
verificado.
11. Promova os seus vídeos
Quando o seu vídeo
for publicado, certifique-se que promove os seus vídeos através da partilha da sua ligação ou publicá-la para outras mídias sociais. Há outros locais para submissão dos seus vídeos, para
onde você pode enviar seu vídeo e tentar torná-lo viral.
12. Utilize o YouTube Analytics
Medir os diferentes factores que
influenciam os seus vídeos é muito importante para compreender adequadamente o
desempenho do vídeo e o comportamento do utilizador. Por exemplo:
- Quantas vezes o vídeo foi clicado?
- Quantas vezes o vídeo foi visto?
- Duração média da visita em minutos.
- Média de visualizações.
Siga as dicas acima mencionadas e
fazer o seu canal do YouTube um sucesso.