Uma grande ideia de um produto inovador para vender irá ocasionalmente surgir quando você menos espera. Muitas vezes, porém, é algo que você necessita de procurar.
A internet contém uma riqueza de ideias e inspiração enormes, mas como qualquer novo empresário, a pergunta é: como começar? Assim nós compilamos uma lista dos melhores recursos para lhe dar um rumo e você começar o seu negócio.
À medida que você passar por todos os recursos listados neste post, é vital manter duas coisas em mente:
Enquanto busca ideias para novos produtos, certifique-se de olhar para além dos próprios produtos. Pode parecer cliché, mas como sabemos, há forte concorrência nas categorias de produtos mais comuns e populares. A escolha de um ângulo diferente ou único pode ser fundamental para o seu sucesso. Considere novos mercados, novas funcionalidades e novas maneiras de usar os produtos.
Não tenha medo de olhar para categorias de produtos mais pequenos e nichos de mercado. Mesmo que um nicho seja um subconjunto menor de uma categoria maior, com menos clientes em potencial, torna-se dessa forma, menos competitivo e com um público mais segmentado. Menos concorrência faz com que seja mais fácil para chegar ao topo do Google, o que é geralmente mais rentável e eficiente para anunciar aos seus clientes.
Neste post vamos entrar em detalhes sobre os melhores lugares para procurar inspiração e ideias de produtos. Vamos começar com algumas ideias gerais para começar sua busca e, em seguida, entrar em recursos mais específicos mais perto do final do post.
Faça uma lista
À medida que você for lendo este post e a lista de recursos, é melhor colocar todas as suas ideias no papel. Depois de ter todas as suas ideias gravadas, você poderá voltar a elas mais tarde e avaliá-las para avaliar a sua viabilidade e potencial.
1. Comece com o que tem
Antes de começar a procurar nas profundezas da internet e nos confins da terra por ideias de produtos e nichos, é sempre melhor começar com as ideias que você já tem. Talvez seja um produto ou ideias que você teve durante anos. Talvez elas já existam escritas num qualquer plano de negócios numa pasta em algum lugar do seu computador. Mesmo que você tenha descontado isso em algum momento, vale sempre a pena dar um novo olhar para isso. Em algum determinado momento você pensou que seria uma ótima ideia, né?
Aqui estão algumas perguntas a considerar ao fazer a sua lista:
- Quais os produtos, nichos ou indústria pelos quais está particularmente apaixonado ou interessado?
- Quais os produtos, nichos ou indústrias pelos quais os seus amigos são apaixonados?
- Quais são os “pain points” que você tem na sua própria vida?
2. Comunidade Local
Às vezes, você não precisa de uma nova ideia. Os negócios tradicionais existem há muito mais tempo do que suas contrapartes de comércio electrónico. Prestar atenção às tendências de varejo e adaptá-las para comércio electrónico pode ser apenas o bilhete que você precisa para criar um negócio rentável e único.
Olhe ao redor de sua comunidade e tome nota de novos ou interessantes conceitos de varejo que as pessoas estejam falando. Os jornais locais também podem ser um grande recurso para este tipo de notícias e informações.
3. Publicações Online de tendências
Um ótimo lugar para começar a sua busca para ideias de produtos é olhar para algumas publicações de tendências de produtos de consumo. Seguir publicações de tendências é uma ótima maneira de começar a perceber o sentido em que os produtos de consumo estão indo e as ideias que outros empresários estão introduzindo no mercado.
Seguir estas publicações também pode expô-lo a novas categorias de produtos e setores que anteriormente não conhecia. Seguindo o que é a tendência atual pode ajudá-lo a sonhar com novos bens, serviços e experiências para o seu negócio online.
Existem várias publicações de tendências on-line, algumas bastante populares, incluindo, mas não limitadas a:
TrendWatching – TrendWatching é uma empresa de tendências independente que varre o mundo em busca das tendências de consumo mais promissoras. A TrendWatching tem uma equipe de trinta profissionais em locais como Londres, Nova York, São Paulo, Singapura, Sydney e Lagos que procuram dados sobre as tendências mundiais.
Trend Hunter – A Trend Hunter é a maior comunidade mundial de tendências e a mais popular. Alimentada por uma rede global de 137.000 membros e 3.000.000 fãs, a Trend Hunter é uma fonte de inspiração para aspirantes a empresários com curiosidade insaciável.
Jeremy, o fundador da Trend Hunter diz: "Como muitos de nós, eu era um empresário no coração, mas eu não sabia que ideia queria seguir. Eu escolhi uma carreira que pensei que me iria me levar à minha ideia de negócio… mas depois de anos de pesquisa, eu ainda andava à procura de inspiração e foi então que eu comecei a Trend Hunter- um lugar para pessoas insaciavelmente curiosas para compartilhar ideias e inspire-se".
Springwise – Há milhões de ideias de negócios em todo o globo, e empresas que operam de uma maneira específica, têm o seu próprio estilo, e abordam o mercado de uma forma única. Nem sempre é possível viajar pelo mundo em busca dessas ideias para trazer para casa. É aí que surge a Springwise. Com a Springwise você pode viajar pelo mundo, na busca de novas ideias e tendências empreendedoras. Springwise publica um diário e uma newsletter semanal, que você pode assinar gratuitamente no site.
4. Líderes da Indústria
Se conhece a indústria ou o nicho me que você gostaria de estar então você pode usar várias ferramentas para descobrir os influenciadores dessa indústria. Seguindo as pessoas certas em mídias sociais, você pode ser inspirado em novas ideias através de um fluxo constante de conteúdo cuidadosamente curado por essas pessoas. Cabe a você descobrir as oportunidades.
Existem várias ferramentas on-line que você pode usar para descobrir os influenciadores online para um setor ou nicho específico:
- Topsy
- FollowerWonk
- Littlebird
5. Sites de críticas de produtos e sites de descoberta de tendências
Sites de críticas de produtos e sites de descoberta de tendências também podem ser uma fonte fantástica de ideias e inspiração. Sites como Uncrate (produtos masculinos) e Outblush (produtos femininos) são ótimas maneiras de ver as novas tendências de produtos, com curadoria diária.
Que melhor maneira de se inspirar do que para obter um vislumbre diário para os novos e interessantes produtos que outros empresários estão trazendo para o mercado.
Aqui estão apenas alguns exemplos de blogs populares de produtos de consumo para você começar:
- Uncrate
- Outblush
- Bless This Coisas
- Material legal
- Moose engrenagem
- Werd
- HiConsumption
- Firebox
Não basta olhar para os grandes sites e para os mais populares, mas tente explorar nichos de avaliações locais também. Considere quais os tipos de produtos e nichos em que você está particularmente interessado em procurar.
6. Sites sociais de Curadoria
Pinterest e outros sites de curadoria de imagens semelhantes podem ser uma mina de ouro para ideias de produtos e de nichos. Muitas das imagens contêm produtos novos de consumo, interessantes, e de potenciais tendências. Usando o site, construído em sinais sociais, às vezes você pode ter uma noção quase imediatamente da sua popularidade. Esta poderia ser a sua primeira pista, se há um mercado para determinado produto ou nicho.
Vários dos maiores sites de curadoria social são:
- Pinterest - Pinterest é a rede social que mais cresce, com mais de 50 milhões de usuários mensais. Não se esqueça de verificar a seção “popular” para perceber o qual é a tendência.
- Polyvore - Polyvore é uma nova maneira de descobrir e comprar coisas que você gosta. A comunidade global do Polyvore criou mais de 80 milhões de “sets” em estilo colagem, que são compartilhados em toda a web.
- Fancy - Fancy descreve-se como parte loja, parte revista e parte lista de desejos. Use o site Fancy para encontrar um presente para qualquer ocasião e compartilhe as suas descobertas favoritas com todos os seus amigos.
- Wanelo - Wanelo (do inglês Want - Need - Love) descreve-se como uma comunidade para todas as compras do mundo, que reúne produtos e lojas num formato Pinterest como afixação do produto. Você pode começar por checkar as pessoas mais populares.
7. B2B (Mercados de Venda por
Atacado)
Existe melhor maneira de obter ideias de produtos do que a partir da fonte? Esta tem sido uma opção popular entre os empresários de comércio electrónico há algum tempo e esta lista não estaria completa sem ela. Locais de fornecimento grossista e fabricantes como Alibaba expõem milhares de produtos e potenciais ideias. Atenção: pode ser fácil ficar sobrecarregado com a enorme quantidade de produtos disponíveis.
Alguns dos sites de B2B mais populares são:
- Alibaba - Você já deve ter ouvido falar do Alibaba. Eles são uma das maiores empresas de comércio electrónico no mundo, com a Amazon e eBay. O Alibaba conecta consumidores em todo o mundo com compradores e fabricantes da Ásia. Com centenas de milhares de produtos, não há muito que você não consiga encontrar no Alibaba.
Embora seja geralmente aceite que o Alibaba é o maior banco de dados on-line de produtos por atacado e de fabricantes, existem muitos outros sites semelhantes ao Alibaba que você pode usar para se inspirar e encontrar ideias de produtos.
Alguns dos maiores concorrentes da Alibaba incluem:
- TradeKey
- Global Sources
- Made-in-China
8. Mercados de consumidores on-line
Outra fonte rica de ideias de produtos são os mercados de consumidores on-line. Milhões de produtos é, provavelmente, um eufemismo para o que você pode querer para começar a sua busca com alguns dos itens populares e tendências que se ramificam em outras categorias interessantes que chamam a sua atenção:
eBay – O eBay é o maior site de leilões online.
Amazon - Amazon é o maior varejista de internet. (O Amazon Mais Vendidos, tem os produtos mais populares da Amazon com base nas vendas. Atualizado a cada hora. O Amazon Movers and Shakers, tem os maiores ganhadores da Amazon no ranking de vendas ao longo das últimas 24 horas. Atualizado a cada hora.)
Kickstarter - Kickstarter é o maior site de financiamento on-line (O Kickstarter Discover, serve para procurar todos os projetos por popularidade, o financiamento, bem como muitas outras opções.).
Etsy – O Etsy é um mercado para itens artesanais (O Etsy Trending permite conferir os itens de tendências atuais e anúncios no Etsy.).
AliExpress – O AliExpress é um novo mercado grossista que permite que você encomenda em pequenas quantidades (O AliExpress Popular lista os produtos mais populares que estão sendo comprados no AliExpress.).
9. Comunidades e Fóruns Sociais
O Reddit é a maior agregador de notícias da mídia social. Descreve-se como a primeira página da internet e é extremamente influente. O Reddit tem milhares de “subreddits”, que são sub-secções ou nichos que atendem a diferentes temas e áreas de interesse. É dentro destes “subreddits” que você pode encontrar muita inspiração para o seu próximo produto ou ideia de negócio.
Se você tem uma ideia para um determinado setor, nicho ou categoria de produto, vale a pena fazer uma busca e encontrar uma comunidade “subreddit”adequada para aderir e tornar-se parte ativa.
Há também muitos “subreddits” focados em ideias.
Aqui estão alguns exemplos:
- The Best of Amazon
- The Best of Amazon Canada
- The Best of Amazon UK
- Cheap Stuff on Amazon
- Find It On Amazon
Não importa qual a abordagem que você toma, o Reddit é, e continua a ser, uma fonte valiosa de ideias empreendedoras e inspiração, juntamente com uma grande comunidade.
10. Instagram
O Instagram não é apenas fotos de comida e cães, também é uma opção interessante para inspirar ideias de produtos. Porque é baseado em fotos, torna mais fácil fazer uma varredura através de fotos de muitas ideias.
Existem algumas maneiras de você pode usar o Instagram para procurar ideias de produtos e nichos:
Hashtags - Mais uma vez, se você tem um interesse particular numa categoria de produto ou indústria, você pode tentar procurar hashtags aplicáveis. Outra ótima opção é fazer uma pesquisa no Instagram para hashtags aplicáveis que sugerem o interesse e intenção do comprador como #quero e #comprar.
Contas a Curadoria de produtos - Há muitas contas no Instagram que postam curadoria de conteúdos de produtos. Como muitos outros exemplos acima, é provável que você deseja procurar e encontrar as contas dentro dos nichos que você está particularmente interessado. Como exemplo, a conta Shopify mostrav produtos interessantes e originais de mais de 90.000 lojas online do site Shopify.