Vender arte, artesanato ou colecções on-line
Fonte: http://www.etsy.com/ |
Muitas vezes as pessoas têm
talentos desaproveitados. A Internet veio alterar as regras do jogo e se você
tem talento para fazer artesanato, cerâmica, jóias ou outros – ou apenas um
talento especial para encontrar jóias vintage
em vendas de garagem e imobiliário – considere a venda dos seus objectos
através de uma loja on-line. Promover ou vender on-line através de um
directório é uma das maneiras melhores e mais baratas para aumentar o seu
perfil e gerar vendas durante todo o ano.
Como eles já têm um fluxo de tráfego estabelecido, que
irá chegar ao seu site, é muito mais fácil obter vendas, do que se criar o seu
próprio site. Eles estabelecem práticas de administração e fazem a maior parte
do marketing, para que você possa se concentrar na fabricação e venda, o que economiza
muito tempo e dinheiro.
Fonte: http://www.etsy.com/ |
Todos os coleccionadores têm que
começar de alguma forma, geralmente com um interesse desenvolvido desde a
infância. Misteriosamente a colecção começa.
Eventualmente, chega um momento em que o coleccionador deseja vender uma antiguidade ou coleccionáveis, talvez porque estão duplicados ou para dar lugar a um outro objecto. Coleccionadores de sucesso aprendem o que vende e o que comprar para vender mais tarde. Muitos dos coleccionadores mais rentáveis preocuparam-se em aprender os princípios necessários do comércio, adquirir e vender antiguidades e coleccionáveis. Isto evita erros caros e passos em falso. Eles usam o conhecimento como a sua melhor ferramenta para adquirir itens para as suas colecções ou para revenda.
Eventualmente, chega um momento em que o coleccionador deseja vender uma antiguidade ou coleccionáveis, talvez porque estão duplicados ou para dar lugar a um outro objecto. Coleccionadores de sucesso aprendem o que vende e o que comprar para vender mais tarde. Muitos dos coleccionadores mais rentáveis preocuparam-se em aprender os princípios necessários do comércio, adquirir e vender antiguidades e coleccionáveis. Isto evita erros caros e passos em falso. Eles usam o conhecimento como a sua melhor ferramenta para adquirir itens para as suas colecções ou para revenda.
Alguns exemplos de sítios de venda on-line nestas áreas, são os seguintes:
Etsy é o maior e mais popular mercado
para venda de produtos artesanais e vintage.
Algumas características incluem a opção de encontrar itens artesanais locais,
através do botão "loja local",
além de um blog do editor de recursos. Você pode filtrar a sua pesquisa com
base no tipo de bens.
O site Etsy também oferece fóruns
públicos, salas de bate-papo e um "Storque",
que é descrito como um "superblog",
que fornece informações e anúncios para compradores e vendedores sobre o local
e o modo de vida artesanal. Além disso, veja o recurso “Alchemy” que permite que os compradores façam pedidos para um bem
específico, e artesãos / vendedores postem ofertas especiais.
Se você é um artista ou um artesão, ou alguém procurando por um item realmente único, este pode ser o lugar para comprar e vender on-line.
Você já desenhou uma linha de capas
para iPad ou arte para estampar em t-shirts? Veja o Redbubble. Quer mostrar
arte tradicional? Artbreak é uma galeria com rápido crescimento on-line para
artistas tradicionais, sem comissões.
O site Silkfair é outra opção para a compra e
venda de itens artesanais. No entanto, este site também inclui produtos vintage, antiguidades, itens
personalizados e coleccionáveis.
Se você tem um e-book, música,
modelo, papel de parede do computador ou outro tipo de arquivo digital para
vender, veja o UploadNSell.
A CreateSpace pode ajudar autores
independentes, músicos e cineastas a venderem obras para compradores on-line.
Claro que você pode sempre vender
os seus itens no eBay e/ou Craigslist. Estas comunidades foram estabelecidas há
muitos anos, e a maioria das pessoas está familiarizada com o seu funcionamento
e regras de conduta. Ambos os sites são de uso gratuito, no entanto, no eBay
você vai pagar taxas de lista e outros custos estão associados a
características premium, incluindo
fotos adicionais com o seu produto, etc.
No site Artsy Shark podemos encontrar uma extensa
lista (125 endereços) de sites onde se pode vender on-line.
As melhores dicas para vender seu artesanato on-line, com sucesso
Faça sua pesquisa!
Antes de se começar a registar em
todos os diferentes sites que existem nesta área (e há mesmo muitos!).
Certifique-se que tem feito alguma pesquisa de mercado.
Será que o site que escolheu se encaixa
com o seu mercado alvo, e em relação aos preços? Será que eles têm capacidade
para realmente vender os produtos que você tem? Quais são seus critérios de selecção,
termos e condições, o que acontece quando os consumidores devolvem produtos, como
mantêm o stock e enviam os seus produtos para o consumidor final, e como são
processados os pagamentos?
Grande parte dessa pesquisa pode ser
feita on-line (fóruns de vendedores muitas vezes são um bom lugar para começar a
investigar!). Poderá ter mais de uma loja on-line, bastando para isso pesquisar
o que funciona melhor para si!
E isso pode ser uma grande
plataforma de lançamento para criar o seu próprio site privado.
Criar as melhores
imagens possíveis
Uma das coisas mais importantes a
fazer é fornecer imagens muito boas do seu trabalho. Isso irá garantir que você
obtém exposição através da selecção, se for um site de curadoria, mas também,
obviamente, vai ajudar a vender o seu trabalho para os seus potenciais clientes.
Certifique-se de que suas imagens e produtos se encaixam com o site, a marca, o
mercado alvo e o nível de preços geral.
Além disso faça alguma pesquisa
acerca da forma como os seus concorrentes de sucesso apresentam os seus
produtos e não se iniba de os replicar. Os bons exemplos podem ser copiados,
não os maus.
Marcação com
palavras-chave (tags) para ser encontrado
Tags são as palavras que você
adiciona às suas imagens, e são as palavras-chave que as pessoas colocam para
pesquisar produtos. Ajustar estas palavras com cuidado pode realmente ajudar os
potenciais clientes a encontrar o seu trabalho.
É um presente?
Certifique-se de que os seus
produtos se encaixam nas principais festas sazonais, como por exemplo o Dia dos
Namorados, o Dia da Mãe/Pai ou o Natal. Isso irá garantir que você obtenha mais
vendas ao longo do ano.
Crie confiança on-line
É essencial que você comunique
claramente com os seus clientes, antes mesmo de eles terem feito compras. Estar
num local bem conhecido fará potenciais clientes mais seguros.
O seu perfil de imagens, e
feedback, tudo contribui para a sua credibilidade.
Manter contacto regular com os
proprietários da loja on-line, perguntar e seguir os seus conselhos sobre o que
funciona ou não é importante uma vez que eles é que devem ser os especialistas!
Uma das principais razões porque
as pessoas compram produtos de design ou artesanato on-line em vez de grandes superfícies
é a conexão pessoal com o vendedor.
Certifique-se que a sua
comunicação com eles é pessoal e amigável. Escreva um cartão de agradecimento
para o seu cliente incluído no pacote, que será certamente muito bem recebido!
Se alguém lhe fizer uma pergunta on-line, responda o
mais cedo possível.